Ceará CrioloCeará Criolo
  • Inicial
  • O Ceará Criolo
    • Sobre Nós
    • Prêmios
    • Mídia Kit
    • Guia de Fontes
  • Notícias
    • Mulher negra
    • Infantil
    • Política
    • Economia
    • Saúde
    • Esporte
    • Cultura
    • Famosos
    • Educação
    • Ceará
    • Brasil
    • Mundo
    • LGBTQIA+
    • Espiritualidade
    • Publieditorial
  • Afrossaberes
    • DicionÁfrica
    • Ancestralidade
    • Fotorreportagens
  • Opinião
    • Artigo
    • Crônicas
    • Leitura Crítica
  • Colunas
    • Afroclassificados
    • AfroGeek
    • Rastros
    • Afrotransfuturista
    • Olhar Preto
    • Psicoterapreto
    • Negra Voz
  • Stories
  • Especiais
    • A você Tereza
    • Vidas Negras Importam
    • Quilombo Acadêmico
    • 85
    • Entrevistas
  • Contato
Facebook Twitter Instagram
Facebook Twitter Instagram
Sexta-feira, Setembro 19
Ceará CrioloCeará Criolo
FINANCIE O CEARÁ CRIOLO
  • Inicial
  • O Ceará Criolo
    • Sobre Nós
    • Prêmios
    • Mídia Kit
    • Guia de Fontes
  • Notícias
    • Mulher negra
    • Infantil
    • Política
    • Economia
    • Saúde
    • Esporte
    • Cultura
    • Famosos
    • Educação
    • Ceará
    • Brasil
    • Mundo
    • LGBTQIA+
    • Espiritualidade
    • Publieditorial
  • Afrossaberes
    • DicionÁfrica
    • Ancestralidade
    • Fotorreportagens
  • Opinião
    • Artigo
    • Crônicas
    • Leitura Crítica
  • Colunas
    • Afroclassificados
    • AfroGeek
    • Rastros
    • Afrotransfuturista
    • Olhar Preto
    • Psicoterapreto
    • Negra Voz
  • Stories
  • Especiais
    • A você Tereza
    • Vidas Negras Importam
    • Quilombo Acadêmico
    • 85
    • Entrevistas
  • Contato
Ceará CrioloCeará Criolo
Home»Opinião»Artigo»Mais que um desabafo, um manifesto: falando sobre e para negros
Mais que um desabafo um manifesto falando sobre para negros ceara criolo
Artigo

Mais que um desabafo, um manifesto: falando sobre e para negros

Jéssica CarneiroBy Jéssica Carneiro23 de Setembro, 2019Updated:23 de Setembro, 2019Sem comentários4 Mins Read
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A vida do brasileiro médio tem se resumido a isto nos últimos anos: acordar, tomar café e ler uma notícia ruim. Hoje, como mais uma vez, eu acordei colérica com meu país. Muito enraivecida. Ainda faltam 3 meses para 2019 acabar, mas a sensação é de que o apocalipse supremacista já acabou com o planeta e estamos presos em uma distopia junto com a família Bolsonaro. Ao abrir os noticiários e ler o desenrolar do caso Ágatha Félix, que há dias vem sendo repercutido na imprensa e nas redes sociais (MUITO JUSTAMENTE, diga-se de passagem), eu me deparo com um sentimento de indescritível cólera e impotência, que me fazem cerrar os dentes e querer socar todos os conhecidos que tiveram a indecência de eleger estes que aí governam.

Tatiana quis, nestes últimos dias, publicar aqui no CC (como carinhosamente nos referimos ao nosso portal e coletivo) a linda notícia de que o ator Jharrel Jerome recebeu um Emmy de Melhor Ator por sua atuação em “Olhos que Condenam”, mas a sensação de anestesia que nos acomete diante de tantas notícias ruins é paralisante. Ela nos confessou que não conseguia escrever o que fora. Ao mesmo tempo, lembramo-nos a razão de estarmos aqui, fazendo o que a duras penas seguimos fazendo:

REINVENTAR O QUE SIGNIFICA SER NEGRO no Brasil (e no mundo).

Bruno e eu, assim, concordamos que de notícias ruins e detratoras do nosso povo, os meios de comunicação já estão cheios, e que tampouco seguiríamos sendo porta-vozes de nossa própria destruição. Este, mais do que um compromisso pessoal, é um compromisso ético e político. A cada vez que somos bombardeados assim por notícias que nos deixam miseráveis por dentro, somos imediatamente lembrados do por que estamos aqui e por que fazemos o que fazemos.

Comunicar sobre, por e para negros é muito do que um simples entretenimento e uma bandeira pseudo-ativista. É disputar as narrativas dominantes (embranquecidas, se faz falta deixar claro) que insistem em nos infligir um lugar de não-existência e de desumanidade. É reivindicar estar e SEGUIR vivos. Comunicar é conquistar reconhecimento, legitimidade; é empoderar e instrumentalizar outras existências. É isso o que nos move, para além de qualquer coisa.

E por esta mesma razão quase nunca se mostra uma tarefa fácil de executar. A sensação é de estar constantemente em um campo de batalha, em que a qualquer momento podemos ser vencidos ou mortos. A internet é, a espelho da vida, um fronte de combate em que é preciso afirmar-se, reivindicar e LUTAR, mas entendendo, sobretudo, como e onde lutar. Decidimos, como visão central do CC, reportarmos notícias, opiniões e quaisquer outras formas de conteúdo que andem justamente na contramão de maximizar o que já nos parece cristalizado na sociedade: o lugar de subalternidade do povo preto. Nossa inconformidade é expressa, ao contrário, no empenho em exaltar, visibilizar, ressignificar a experiência de ser negro.

Entendemos que esse mundão aí da internet é  também um espaço habitado por imaginário e repertório sociais que precisam ser disputados, reinventados a nosso favor. É preciso recriá-la com novas narrativas, com mais vozes, com mais polifonia, com outros imaginários. A história oficial já está repleta de obras (ficcionais ou não) que carregam até os dias atuais o falso fardo da negritude. Não podemos mais compactuar neste acordo. É preciso recriar.

Reinventar ser preto é urgente.

Cada um que encontre sua forma de lutar contra o racismo (e as demais formas de opressão, que vale lembrar, estão sempre conjugadas), tendo em mente que É PRECISO LUTAR. Usemos toda a cólera e a indignação de que nos servem este desgoverno e esta sociedade adoecida como combustível para furar o sistema sociopolítico que insiste em nos excluir e exterminar. REINVENTEMO-NOS e assumamos este compromisso.

 

avatars v4
Jéssica Carneiro

Publicitária cearense. Canceriana. Doutora e mestre em Psicologia. Amante da docência. Integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica (Paralaxe-UFC). Defendeu em sua tese de doutorado um estudo sobre mulheres em transição capilar. Atualmente, dedicada aos estudos de gênero, raça, feminismos negros e decolonialidade.
Louca por fotografia, design, viajar e colecionar carimbos no passaporte. Uma pessoa extremamente curiosa.

agatha felix comunicar manifesto povo preto
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

Related Posts

A pele verde de Elphaba: o que a “bruxa má” ensina sobre racismo e liberdade?

26 de Agosto, 2025

Pessoas trans na universidade: histórias possíveis

2 de Agosto, 2025

Crochê e os jovens: uma história entre muitas outras

8 de Julho, 2025

O dia em que fui chamado de doutor

2 de Fevereiro, 2025

Dona Maria, Luzia e a invisibilidade do trabalho de cuidado das mulheres

20 de Novembro, 2023

Como a representatividade me salvou no ambiente acadêmico

5 de Novembro, 2023
Add A Comment

Leave A Reply Cancel Reply

Sobre nós
Na contramão do discurso excludente e enervado de clichês da mídia tradicional, o portal Ceará Criolo garante à população negra um espaço qualificado de afirmação, de visibilidade, de debate honesto e inclusivo e de identificação. Um lugar de comunicação socialmente inclusiva, afetivamente sustentável e moralmente viável. Porque negros são seres humanos possíveis e ancestrais. E por isso, queremos nos reconhecer no passado, no presente e no futuro!
Artigos recentes
  • Quase metade dos brasileiros indicados ao Grammy Latino 2025 é negra; Liniker lidera
  • Necroalgoritmização: Livro discute como tecnologias digitais desumanizam minorias
  • A pele verde de Elphaba: o que a “bruxa má” ensina sobre racismo e liberdade?
  • Urca marca para 24/9 entrega do título de doutoras honoris causa a Verônica e Valéria Carvalho
  • Primeira escola quilombola de tempo integral do Ceará é inaugurada em Horizonte; 266 alunos estão maticulados
QUER SUGERIR PAUTA?

Envie sua sugestão de pauta para nossa redação através do falecom@cearacriolo.com.br ou deixe-nos uma mensagem no formulário abaixo.

Ceará Criolo
Facebook Twitter Instagram
  • Inicial
  • O Ceará Criolo
    • Sobre Nós
    • Prêmios
    • Mídia Kit
    • Guia de Fontes
  • Notícias
    • Mulher negra
    • Infantil
    • Política
    • Economia
    • Saúde
    • Esporte
    • Cultura
    • Famosos
    • Educação
    • Ceará
    • Brasil
    • Mundo
    • LGBTQIA+
    • Espiritualidade
    • Publieditorial
  • Afrossaberes
    • DicionÁfrica
    • Ancestralidade
    • Fotorreportagens
  • Opinião
    • Artigo
    • Crônicas
    • Leitura Crítica
  • Colunas
    • Afroclassificados
    • AfroGeek
    • Rastros
    • Afrotransfuturista
    • Olhar Preto
    • Psicoterapreto
    • Negra Voz
  • Stories
  • Especiais
    • A você Tereza
    • Vidas Negras Importam
    • Quilombo Acadêmico
    • 85
    • Entrevistas
  • Contato
© 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}