>
30 de Julho, 2021
2020 05 22t182451z 1 lynxmpeg4l1sw rtroptp 4 health coronavirus astrazeneca oxford

OAB requisita ao Governo vacinação prioritária antiCovid para quilombolas

A Comissão de Promoção da Igualdade Racial (Ceir) da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) encaminhou nessa quarta-feira (20/1) ofício ao governador Camilo Santana no qual solicita a garantia da vacinação prioritária dos povos tradicionais do Ceará, compostos por quilombolas, indígenas e ciganos.

O documento recomenda ainda a inclusão dos municípios nos quais esses povos residem na agenda oficial de vacinação. O Ceará conta com 85 comunidades remanescentes de quilombo oficialmente reconhecidas pelo Governo Federal e distribuídas em 40 cidades de todas as macrorregiões do estado.

O ofício aponta que o contexto pandêmico deixa ainda mais precária a situação desses povos tradicionais quanto às vulnerabilidades econômica, social e sanitária. Presidente do colegiado, a advogada Raquel Andrade indica que a solicitação considera ainda que os grupos tradicionais são historicamente prioritários nas campanhas de vacinação no Brasil porque diversos indicadores de saúde são piores nessas populações.

“Nossos povos tradicionais têm trajetórias próprias e diversas que se originaram e se fixaram a partir de diferentes situações. Com o objetivo de proteger nossas tradições e garantir a continuidade das políticas públicas de enfrentamento à pandemia, solicitamos ao Governo a garantia da vacinação prioritária desses grupos”, explica.

Leia mais sobre o assunto. Clique aqui.

Deixe um comentário

1 thought on “OAB requisita ao Governo vacinação prioritária antiCovid para quilombolas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *