Primeira mulher negra e lésbica eleita prefeita de Chicago, nos Estados Unidos, Lori Lightfoot anunciou à imprensa norte-americana que concederá entrevista somente a repórteres/jornalistas negros e negras.
A democrata diz não haver diversidade nas empresas de comunicação dos Estados Unidos e, por isso, resolveu estabelecer essa regra. Assim, Lori tenta forçar portais, jornais e emissoras de rádio e televisão a contratarem mais comunicadores não brancos.
“É uma pena que, em 2021, a equipe de imprensa da prefeitura seja predominantemente branca em uma cidade onde mais da metade da cidade se identifica como negra, latina, AAPI [asiática] ou nativa americana”, disse a gestora em postagem no Twitter.
Às empresas de comunicação, ela enviou uma carta comunicando a decisão, que já está gerando repercussões por lá e pelo mundo. “Contratem repórteres de cor – e especialmente mulheres de cor – para cobrir a política de Chicago, e da prefeitura em particular”, sentenciou.
PARA MAIS SOBRE POLÍTICA, CLIQUE AQUI.
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.