A história de Carukango, um líder quilombola, símbolo de luta e resistência na região da serra de Macaé (RJ), será apresentada em peça de teatro na cidade de Niterói (RJ).
Em apresentação única no dia 31 de julho, o espetáculo “Carukango” chega ao Teatro do Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense – UFF, às 19h.
A entrada é gratuita e livre para todos os públicos, com retirada de ingressos uma hora antes da apresentação na bilheteria do teatro. A apresentação contará com intérprete de Libras.
CARUKANGO
A peça é uma realização do Núcleo de Experimentos Cênicos (NEC) e traz ao palco a trajetória do líder quilombola moçambicano Carukango, protoganizado pelo ator e cantor Darling Mendonça.
Com dramaturgia baseada em sua biografia, a montagem se destaca por incorporar manifestações culturais afro-brasileiras como candomblé Ketu-Nagô, Maculelê e os cantos vissungos de tradição afro-brasileira, entoados por escravizados de diversas etnias oriundas do interior de Minas Gerais.
“A peça é uma potente celebração da memória ancestral e do protagonismo negro na formação da identidade cultural brasileira, contrapondo-se à invisibilização histórica dessas narrativas”, conta Yuri Negreiros, autor e diretor do espetáculo.
O espetáculo está em nova circulação no Rio de Janeiro depois de ter sido contemplada com edital Fluxos Fluminenses, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

FICHA TÉCNICA
Texto e Direção: Yuri Negreiros
Assistente de direção: Peterson Feroli
Ator: Darling Mendonça
Iluminador: Rennan Magalhães
Músico: Marcelo Rodrigues
Produtora Executiva: Luisa Pasquali
Realização: NEC – Núcleo de Experimentos Cênicos
SERVIÇO
Espetáculo Teatral Carukango, do Núcleo de Experimentos Cênicos
Data: 31 de julho – 19h
Local: Teatro da UFF (Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói)
Entrada franca (com retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo na Bilheteria)
PARA MAIS SOBRE CULTURA, CLIQUE AQUI.

O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.
